Rua Beatriz, 258 | São Paulo - SP | 11 2574.2521contato@casauba.com.br

 

A Casa Ubá tem como objetivo desenvolver tempo e espaço para
as crianças ampliarem a capacidade
de compreender a si mesmas e aos
outros por meio de suas invenções
e investigações.

Focamos a construção de grupo
a partir das brincadeiras e curiosidades que se produzem nos encontros.
Para isso propomos uma atenção próxima e reflexiva dos educadores
para o que acontece no dia a dia.
Os grupos são formados por crianças de 1 ano e meio até 8 anos.

 

“A experiência, a possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto que é quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar, e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço.”  LARROSA

A casa UBÁ atende grupos de crianças para que elas possam expressar-se,

aprender a se relacionar e experienciar a vida com tempo e cuidado.

Aqui as crianças inventam e investigam formas de estar umas com as outras por meio do brincar. Nos focamos na relação entre elas, e buscamos construir um sentido do coletivo. Por isso também a escolha do nome UBÁ pois é uma canoa feita de um tronco só.

 

Entendemos que, hoje em dia, há crianças que participam de diversas atividades dirigidas por adultos: natação, inglês, teatro, música, etc. Ao mesmo tempo, fala-se de adolescentes tornando-se adultos com dificuldades para fazer escolhas, ou com pouca autonomia para viverem sem seus responsáveis. Na UBÁ, as escolhas são feitas a partir das curiosidades das crianças, do grupo, do dia e da brincadeira trabalhando
a autonomia.

 

Os educadores são potencializadores dessas investigações.
A partir de registros iconográficos e escritos e com um olhar reflexivo sobre os processos vividos pelos grupos de crianças, trazendo alimento para as brincadeiras, criações e pesquisas.

Priorizamos materiais de largo alcance (ou materiais não estruturados): panos, caixotes, cordas, elásticos, bolas, potes, tábuas, pneus, sementes, terra, areia, água, tinta, sucata e além! Grande parte da brincadeira é montar o espaço para brincar, negociar os papéis, criar. A criança alimenta sua potência criadora se, por exemplo, o carro é uma caixa ou
um arranjado de pneus; se pode ser criado por ela da forma como desejar. E assim, brincamos com o outro e não com objetos. Na UBÁ o contato é artesanal; uma ação menos automatizada e mais consciente - e por isso demorada
nos detalhes.

 

Além disso, a convivência interetária é outro aspecto importante da proposta. É na cultura de pares que uma criança ensina a outra, pois a comunicação entre elas é fluida. Afinal, uma criança sente desejo de realizar algum desafio quando vê que outra já o realiza.

 

Os grupos são formados por crianças de 1 ano e meio até 8 anos. Elas podem frequentar a casa UBÁ de segunda a sexta-feira, uma a cinco vezes por semana, em dias fixos, para que o encontro com o outro seja de fato um encontro e para que haja continuidade e aprofundamento em suas investigações.

 

Durante o encontro, tempo e espaço são utilizados respeitando-se sempre combinados coletivos. Os educadores estão atentos e dão suporte às investigações das crianças,  focando-se na relação entre pares.

 

No meio do período, oferecemos um lanche com frutas e sucos preparados com as crianças. Ao final de nosso encontro, a despedida marca as experiências do grupo com um ateliê, uma história, uma conversa e a troca de experiências.

 

Sejam bem vindo!

HORÁRIOS

MANHà   8h15-8h30 às 12h- 12h15

TARDE    13h15-13h30 às 17h-17h15

 

.             MAIS NO NOSSO INSTAGRAM!             .

instagram copy.png
instagram copy.png
 
 

 FUNDADORAS e COORDENADORAS 

 Lilia Standerski 

Lili é formada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Sempre soube que queria trabalhar com crianças, mas nunca imaginava trabalhar em escolas. No entanto, ao se formar na faculdade, os caminhos a levaram para dentro delas e ela gostou muito!

 

Lili trabalhou em duas escolas particulares. Durante esses oito anos sendo professora, foi em busca de novas inspirações: cursos na Casa Redonda, A arte do Brincante para Educadores, Pós-Graduação em Educação Lúdica no ISE Vera Cruz, Project Zero Classroom em Harvard, entre outros.

 

Assim resolveu dar ouvidos às suas investigações e experiências e por aqui ela está!

 EQUIPE DA TARDE 

 Beatriz Bonecker 

 Giulia Spina 

Bruna Mutarelli

Bruna é formada em Pedagogia pela Universidade

de São Paulo e mestre em Educação pela Universidade do Porto.

 

Ela já trabalhou em duas escolas particulares,
uma delas com um currículo bastante voltado paras
as artes. 

 

Durante sua estadia no Porto, quando fazia o seu mestrado, teve a oportunidade de conhecer a escola da Ponte e participar de um curso em Reggio Emília e ambas experiências serviram de inspirações para o trabalho com as crianças. Na volta para o Brasil, seguiu com o trabalho em escola, mas já com vontade de ter outras experiências menos formais em educação!

 EQUIPE DA MANHà

 Julia Rossetti 

 Luíza Abe 

 LIMPEZA e COZINHA 

 Adriana Dantas

 

para mais informações

/casauba

Rua Beatriz, 258 | São Paulo

11 2574.2521

A UBÁ também é aberta aos pais e interessados pela cultura da infância. Discussões, cursos, oficinas, palestras e vídeos sobre a infância terão seu espaço por aqui, para que todos – educadores, pais e interessados no tema –  possam refletir sobre nossas práticas com as crianças.  

Para receber nossa programação, cadastre aqui seu email!