top of page

Brincar: uma linguagem

IMG_8543.heic

Cultura de pares

Temos dois grupos na Casa Ubá: a Ubázinha é formada por crianças de 10 meses até 2 anos e a Ubá por crianças de 1 ano e 10 meses até 6 anos. Elas podem frequentar a Casa de segunda a sexta-feira, duas, três ou cinco vezes por semana, em dias fixos. Dessa forma, aqui o encontro com o outro permite construção de vínculos e há continuidade e aprofundamento nas investigações das crianças.

 

A convivência interetária é aspecto fundante do projeto. É na cultura de pares que uma criança ensina a outra: a comunicação entre elas é fluida. Entendemos que uma criança é mais impulsionada a realizar e experimentar algo quando vê outras o fazendo.

Na Ubá um dos focos principais do trabalho são as relações e portanto, é importante que este seja um espaço cada vez mais diverso, que acolha e pense também as questões raciais pulsantes na sociedade brasileira.

E sabemos que, para isso, é necessário intencionalidade e engajamento coletivo: educadores e famílias atentos e abertos para acolher e refletir sobre esta questão que nos atravessa a todos, e também as nossas crianças, sejam elas brancas ou negras. Temos um projeto de educação antirracista que se iniciou no fim de 2021 e segue em andamento, estamos felizes com este passo afirmativo e afetivo.

Dia-a-dia

Durante os encontros tempo e espaço são utilizados respeitando-se sempre combinados coletivos. Os educadores estão atentos e dão suporte às investigações das crianças, focando a relação entre pares.

 

Ao longo do período que passam na Casa, as crianças têm oportunidade de brincar livremente, cozinhar, tomar lanche com o grupo, participar de ateliês e brincadeiras cantadas, ouvir histórias lidas e contadas entre outros convites.

IMG_9768.jpg
bottom of page